Para o futuro

Ontem o Jornal Nacional exibiu uma matéria comovente, continuação da primeira, exibida há treze dias atrás e que falou de uma descoberta nos subterrâneos do Congresso Nacional em Brasília. Trabalhadores encontraram nas paredes, mensagens escritas a lápis há mais de cinqüenta anos, por aqueles primeiros homens que se dispuseram chegar ao cerrado brasileiro, bem no coração do Brasil. Quem sabe alguém, um dia, reconheceria naquele espaço, pegadas de gigantes. Esses guerreiros foram muito bem retratados na escultura, “Os Candangos” do artista Bruno Giorgi. Ela se encontra imponente na Praça dos Três Poderes. Simboliza a coragem e a força de homens que lutaram para a construção de um sonho.

Alri, filha de um desses desbravadores, vendo a primeira reportagem, enviou um emocionado email ao site do jornal. Saiu de Santa Catarina para ver de perto aquelas inscrições e encontrou a mensagem deixada por seu pai, José Silva Guerra, tanto tempo atrás. Eu a reproduzo aqui:

“Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra”.

Com lágrimas nos olhos concedeu uma bonita entrevista contando um pouco mais da vida do seu pai, enquanto eram exibidas de maneira muito delicada, fotografias da família. Antes de se despedir, ela pede novamente para descer as escadas até aquele subterrâneo e, ali, num gesto de reverência, beija a mão e a passa por sobre aquelas palavras com carinho e saudade.

Assistam, porque a televisão nos brinda muitas vezes com esses mágicos e poderosos instantes, fazendo da notícia momentos de encontro.

Concluo esta crônica lembrando do meu pai, Seu Tasciano, que faleceu há quase dois anos… descobri que a saudade se faz de presenças e essa linda reportagem confirmou isso.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/filha-de-operario-que-ajudou-construir-brasilia-reve-mensagens-que-ele-deixou-no-congresso.html

23/08/11.

Anúncios

2 Comentários on “Para o futuro”

  1. Roberta de Souza disse:

    Parabéns Edu, meu amigo, por esse dom maravilhoso que Deus lhe deu!!
    Que esta frase possa fazer crescer dentro de nós a coragem de lutar por dias melhores, por um Brasil melhor. Desconheço melhor momento e lugar para que esta frase fosse descoberta. Temos que despertar para a vergonha que está nosso país, e não mais permitir que a justiça se finja de cega.. Fico tentando imaginar como era a vida de quem escreveu esta frase tão cheia de esperança, como se fosse o ultimo desejo. E ver que a realidade que ele sonhou infelizmente está tão distante e que a nossa esperança está sendo consumida por injustiças, tragédias, corrupção, mortes e tantos outros acontecimentos. Mas acredito que ainda tem jeito!!!

  2. Luiz Claudio Circunde disse:

    É Eduardo, tenho que concordar com a Roberta, porque estes homens de hoje ainda não olharam para os filhos de ontem, nossa esperança no futuro pode estar sendo consumida, mas não pode acabar!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s