Brincar

“Saiba!
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu…”

Saiba. Letra: Arnaldo Antunes. DVD Partimpim Um.

“Por que você é flamengo
e meu pai botafogo?
O que significa
“impávido colosso”?!

Oito Anos. Letra: Paula Toller. DVD Dois é Show.

Partimpim. É assim que o pai da cantora Adriana Calcanhoto a chama até hoje e o pseudônimo que ela adotou para lançar seus dois DVDs e CDs voltados ao público infantil. Tive a oportunidade de assistir a ambos. No primeiro, ela brinca de cantar, tira sons dos objetos que as crianças dão a ela ao final dos shows. Uma gaitinha aqui, um sapinho ali, entremeado com toda musicalidade dessa maravilhosa intérprete e uma perfomance no palco muito marcante, pois ela sabe: o público infantil é pra lá de inteligente. Vi também o segundo show no canal Futura, o DVD “Dois é Show”! E é show mesmo! Nele vemos uma Adriana ainda mais solta, os cabelos levemente atrapalhados, no olhar, a maturidade de quem sabe o que está fazendo. Dois é show! 21º Prêmio da Música Brasileira 2010, categoria disco infantil. Nem preciso dizer: assistam!

Quero contar nessa crônica o final do primeiro show que está no primeiro DVD. Adriana Calcanhoto chega à frente da platéia com sua banda e realiza aquele gesto de agradecimento, momento de consagração para todo artista, seguido de muitas palmas. Visivelmente emocionada, acena para algumas crianças e volta elegantemente ao palco; pega sua guitarra e pergunta:

_ Tem criança na platéia?

_ Tem! _ Grita a meninada eufórica!

_ Só quero ver!

E começa a tocar lindos acordes, fortes e muito alegres, para dar início à música Oito Anos! Letra e música num arranjo muito especial, tudo juntinho se encaixando tão perfeitamente! E aquelas tomadas de vídeo filmando pais e crianças curtindo ao máximo, cantando e dançando!

Assim que ela termina sua apresentação dá para escutar um monte de sons divertidos de objetos que nem imaginamos como são. Então, ela se aproxima  bem do palco pra pegar na mão daquela criançada feliz para agradecê-las pela presença. Vai passando por elas. Olho no olho! Artista e platéia ali, numa mesma harmonia. Volta ao palco e faz uma linda reverência àquele seleto grupo de pais e crianças!

Parabéns à Partimpim por esse trabalho tão maravilhoso que injeta vida nova nesta nossa existência tão pasteurizada, tão mecanizada. Nossas crianças querem qualidade e merecem! Há tesouros a encontrar. Sempre!

Grande abraço a todos!

 Eduardo Augusto

18/01/11

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s