Pensamento Parte I

A filosofia não existiria sem esta faculdade maravilhosa chamada pensamento. Você já tentou ficar alguns instantes sem pensar? Isso se chama meditação. Posição de lótus, silêncio no ambiente. À sua volta, uma infinidade de coisas acontecendo. Dentro e fora.

Participei há muitos anos atrás de uma prática de meditação que começava às cinco da manhã num monastério budista em Ouro Preto-MG. Monastério Pico de Raios. Que lugar bonito, que frio no alto daquelas montanhas. Era inverno.

Tivemos de sair de casa às 04:00 da manhã para estar no local, que fica num dos pontos mais altos da cidade. A técnica já sabíamos de antemão: deixar que os pensamentos passem como nuvens sem se identificar com eles. No horário marcado, estávamos todos a postos. O silêncio era tão grande no local que o mínimo movimento era audível a todos. Fiquei com câimbra em vinte minutos. Meu corpo começou a falar mais alto. Desejava que a prática terminasse logo. Meus pensamentos iam se apossando de mim com força avassaladora! Mas, não tinha como levantar dali e simplesmente sair leve e solto! Deixar que os pensamentos passem como nuvens? Quando percebia já estava pensando: não estou conseguindo! Ih, pensei! Nossa, estou pensando que estou pensando! E agora estou ensaiando um sorriso? (Riso de nervoso, diga-se de passagem!) Não, não!

Concluída a meditação, fomos em silêncio, naquela atmosfera de calma e tranqüilidade beber um chá quentinho na cozinha simples, em companhia daqueles praticantes. Quase ninguém conversava, mas todos foram muito receptivos conosco desde a primeira hora em que chegamos. Ver a cidade do alto coberta de neblina, conhecer o monastério com um grande amigo meu e me encontrar com aquelas pessoas ficou em minha memória.

28/09/11

One Comment on “Pensamento Parte I”

  1. Luiz Claudio circunde disse:

    hahaha!!!! Pelo menos você confessou!!!! Acho que para a gente se abstrair do pensamento, temos que pensar muito além daquilo que somos….


Deixe um comentário

