O que fazer

Como conciliar os afazeres domésticos com a necessária atenção aos filhos? É o que se perguntam muitas mães. Chega o fim de semana é hora de colocar em ordem a casa. Uma rotina pra lá de cansativa, principalmente, quando não se tem uma ajudante. As crianças, principalmente as pequenas, pedem atenção o tempo todo.

Vejo que uma boa saída é incluí-las nas atividades, de acordo com a sua capacidade e interesse. Por exemplo: a área externa precisa ser lavada. É possível deixar as crianças jogando água. Elas adoram! Não espere que não farão bagunça! Farão com quase 100% de certeza. Inclusive vão te molhar, mas relaxe.

Você irá querer que ela esfregue o canto esquerdo da parede e ela encherá o balde até transbordar. Assim elas aprendem brincando e participam. É hora de preparar o almoço? Que tal pedir um auxílio para catar o feijão, ou rasgar as folhas de couve? Já fizemos isso com minha filha! Ela adorou!

Se está na hora do jantar, dê a chance de seu filho escolher o macarrão. O que criança mais sabe fazer é brincar. Que tal fazer junto um bolo? Preparar a omelete colocando queijo ralado e presunto? Muita roupa pra lavar? Chame pra separar, juntar e colocar na máquina de lavar.

Lembre-se: o mundo para elas é um imenso campo de descobertas e possibilidades. Participe junto, descubra junto. Faça diferente. Traga para perto os filhos porque é esse tempo com eles que renova, rejuvenesce, dá vida e cor aos momentos.

 Eduardo

17/11/11.

Anúncios

One Comment on “O que fazer”

  1. Luciano de Andrade disse:

    Com certeza é uma “tática” infalível. As crianças adoram participar, acabam pedindo para ajudar em todas as tarefas. Outra dica interessante é ter uma horta em casa ou no apartamento. Por menor que seja a horta, a criança sente-se responsável por cuidar da mesma e acompanhar a evolução de cada cultivo. É um aprendizado incrível, principalmente na época de colher e consumir o que plantamos em conjunto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s