Emoção

“O melhor meio de ser feliz nessa vida é poder considerar sempre exteriormente, nunca interiormente”.

Gurdijieff

Lembrei-me por esses dias do trecho da famosa música: “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.  Somos seres emocionais desde muito tempo… Etimologicamente a palavra emoção significa mover para fora. Por isso, elas são auto-evidentes. No fundo, é bem difícil escondê-las ou, não demonstrá-las. Somos seres sensíveis.

Às vezes as emoções afloram de tal maneira, que fica quase impossível se manter no comando da situação.  Mesmo contra a vontade da pessoa, elas se apossam de sua mente e do seu coração e podem fazer um considerável estrago. Exemplos disso são a raiva ou a mágoa, emoções que estão sujeitas a frequentarem nossas vidas, com alguma regularidade, em diversos níveis de manifestação.

É fácil observar que algumas pessoas são mais rancorosas que outras, ou mais raivosas, o que certamente lhes trazem algumas dificuldades. Muitas vezes elas fazem questão de dizer: “eu não sei fingir!” Outras ainda sabem ocultá-las um pouco melhor.

Existem diversas teorias que explicam as emoções. Há ainda quem afirme que seja possível (totalmente possível) controlá-las por meio da vontade e existem técnicas para isso. O objetivo desses exercícios seria desenvolver no ser humano uma maior autonomia. Segundo essas teorias, não somos nós que temos emoções, são elas que nos têm! Interessante não é mesmo?. Faz refletir. As pessoas e as situações têm o poder de levar-nos do riso às lágrimas o que poderia gerar algum desgaste desnecessário. Daí também, a teoria da inteligência emocional. Fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor para assim vivermos melhor e com mais harmonia.

O que seria da vida sem as emoções? O compositor está certo.

Eduardo

17/01/12

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s