“Quem ama, educa!”

Ontem, fomos eu, a Ana e minha filha Clara a uma pizzaria, dessas que tem parquinho. Nas férias das crianças, não é nada fácil ficar em casa. Levei comigo o livro “Quem ama, educa!” de Içami Tiba.

Entre uma brincadeira e outra da Clara, enquanto minha esposa não chegava, lia as páginas desse interessante compêndio pedagógico, que recomendo.

Chamou minha atenção a maneira elegante com que o garçom serviu a água mineral em nosso copo, como se cumprisse um ritual. É muito gratificante lançar esse olhar sobre esses pequenos detalhes do cotidiano, que se derramam diante de nossas vistas, mostrando o quanto a vida pode ser bela, o quanto tem valor cada pessoa.

Levei o livro e pensei comigo: passarei desapercebido? Passado um tempo, a monitora das crianças perguntou-me o que eu estava lendo e pediu-me gentilmente para folheá-lo. Disse-me momentos depois que estava precisando exatamente disso: de um livro que a orientasse sobre como lidar com os filhos, já que ela estava se separando e um deles “não fica sem o pai”.

O capítulo que eu estava lendo? Casais separados que têm filhos. Muitas orientações claras e pertinentes. Simples coincidências não existem. Sincronicidades sim.

Eduardo

26/01/12

5 Comentários on ““Quem ama, educa!””

  1. Aliks disse:

    Oi Eduardo … sou testemunha que sincronicidades sempre acontecem … mas infelizmente nem todo mundo está atento para elas …
    … apesar de ser ” meio ” distraida com as coisas … eu fico maravilhada quando acontecem …
    … eu acho que esse livro tinha que estar na cabeceira de cada pai … professor e até mesmo dos jovens … quanto mais cedo educá-los para serem bons pais melhor, não é mesmo ???

    • É verdade Aliks, como bem disse o autor do livro, Dr. Içami Tiba: “educar é um processo racional, é para a vida toda”. Muito legal ele dizer isso, pois nos remete a uma constante reflexão sobre a educação dos filhos, bem como, sobre nosso aprimoramento como pais e professores. Concordo com você, os filhos de hoje, serão os pais de amanhã!

      Um abraço, volte sempre!

      Eduardo

  2. Lilian Rocha disse:

    Li e gostei demais desse livro. Meu filho me inspira muito em querer ser uma mãe melhor pra ele a cada dia.
    Gosto muito de um livro do Rubem Alves que se chama “E aí? Cartas aos adolescentes e aos seus pais”. Também acho que todo adolescente e seus pais deveriam ler. O meu filhinho ainda tem 6 anos, mas eles crescem muito rápido e logo será um teenage.

    • Oi Lilian, é verdade, filhos são fontes de inspiração! O Doutor Içami Tiba disse ter escutado muitas vezes em seu consultório: “filho não vem com manual de instrução”. Ainda bem não é?! Afinal de contas, é bem interessante estar no meio do olho do furacão que, dizem, é um lugar tranquilo! E toda essa dinâmica do ato de educar envolve com certeza, amor e atenção. Esses sim, são nossos melhores professores! Um beijo. Edu

  3. Alexandra Oliveto disse:

    Eduardo adorei o seu texto e concordo com você que é nas pequenas coisas que descobrimos como a vida é bela. Quanto ao livro Quem ama educa! Já li umas 3 vezes e a cada leitura descubro o quanto o Dr Içami Tiba é sábio com os seus dizeres. Adoro esta obra e este autor, todos os livros artigos e palestras dele é um verdadeiro show!!!


Deixe um comentário

