Autoconhecimento

Algumas pessoas são verdadeiros exemplos para as outras. São pessoas raras e inspiradoras. Suas qualidades são tão autoevidentes que mesmo em silêncio, elas têm algo a nos dizer e ensinar. Os gestos, a própria postura da pessoa perante a vida é reveladora de seu nível de ser.

Há uns anos atrás li em um livro: aquilo que trazemos em nosso interior atua como um imã a partir do exterior. Como se cada situação vivida fosse reflexo do que trazemos dentro. Perguntava o autor: o que atrairá o homem irado, o luxurioso, o invejoso? Para afirmar logo depois “o exterior é reflexo do interior”.

Também é certo que muitas pessoas podem como que involuir em certos estágios de sua vida, retornar a estados que a aprisionam ainda mais nas teias da ilusão. Já vi isso acontecer com alguns conhecidos, sem que eles mesmos se dessem conta disso. Ou seja, ela se tornou uma pessoa pior. Não posso dizer que esteja imune a isto. Outros, nem sequer aprendem com o exemplo.

Amadurecer, tornar-se responsável por cada ato é um longo caminho. É preciso humildade, auto observação. Ter a coragem como diz o I Ching, o oráculo chinês, de colocar os exércitos contra si mesmo.  Sem medo, sem escapatórias.

Eduardo

24/04/12 

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s