A Bíblia e o bodoque

Quando éramos crianças meu pai comprou uma Bíblia em fascículos e durante muitas noites ele lia para mim e os meus três irmãos algumas daquelas histórias. Ficávamos maravilhados, pois ela era toda ilustrada.

O tempo passou e o livro sagrado foi ficando esquecido debaixo do sofá da sala.

Certa vez brincando com um amigo de infância encontramos a Bíblia e ele ficou encantado com aquelas figuras tão bem desenhadas. Um dia, voltou lá em casa com um bodoque muito legal, construído por seu avô. A forquilha toda talhada e as tiras cortadas milimetricamente. Ele possuia uma pontaria excepcional, de maneira que muitos passarinhos voavam de vez para o céu. Fiquei impactado com aquele objeto raro, conseguindo inclusive, na primeira tentativa, quase arrancar um pedaço do meu polegar esquerdo, para a sorte da passarada!

Meu amigo não perdeu tempo:

_ Edu, sabe aquela Bíblia de desenhos que você me mostrou outro dia?

_ Sei! O que tem Nicolau?

_ Eu troco o meu bodoque nela! Fechado?!  Não pensei duas vezes!

_ Fechado!

E assim seguimos felizes da vida para as nossas casas. De minha parte posso confessar: nem mesmo uma pombinha parada de minhas mãos levou uma pedrada! Do meu amigo, quero crer: sua fé foi aumentada!

Eduardo

17/06/12

Dedico esta crônica ao meu grande amigo de tantos anos e de caminhada, Wilson Nicolau. E expresso aqui minha gratidão também por ter me acompanhado naquelas primeiras cirurgias que realizei na perna, ainda criança, indo à minha casa muitas vezes, levar seu caderno da 5a série e me passando o que era ensinado na escola. Grande abraço, irmão!

2 Comentários on “A Bíblia e o bodoque”

  1. Lucas Augusto Monteiro de Castro disse:

    Passarinhos salvos em troca de um livro sagrado … ciência divina na inocente troca!
    Deu até para visualizar e sentir a cena …

    Que delícia de leitura!

    Abraços!

  2. Cristiane disse:

    Adorei ler! Como disse o Lucas, a gente sente a cena, viajamos no tempo e na história. Fiquei pensando na possibilidade de alguém ilustrá-la ! Parabéns
    Cristiane


Deixe um comentário

