Precisamos ficar velhos

Como faltam velhos no mundo de hoje. Eu estava um dia desses num supermercado quando ao meu lado parou um senhor. Penso que ele devia ter quase uns 80 anos. Usava uma camisa xadrez e óculos. Era magro e me parecia saudável. Havia uma sobriedade nele que me impressionou. Uma elegância sem afetação. Era como se ele fosse velho de verdade. Eu o observei por alguns instantes. Quantas histórias não teria para contar? Suas mãos (os dedos eram finos e longos) revelavam algo de sua inteligência e sensibilidade.

Talvez as pessoas estejam desaprendendo a ficar velhas. Isso não tem nada a ver com esperar a vida passar tomando remédios, ou pintando os cabelos. Penso que envelhecer tem a ver com a maturidade a duras penas conquistada. É algo que nem mesmo se explica. Olhar para trás e ver o que se construiu  e, ao mesmo tempo, não achar que a morte é o fim.

Me lembro quando Tom Jobim disse: “a gente precisa ficar velho pra ser perdoado”. Tantos equívocos, desvios de rotas, compreensões erradas, atitudes que não levaram a nada… Foi isso o que ele quis dizer. Que a velhice é uma espécie de redenção. Sem achar que viver não valeu a pena.

Eduardo

18/06/12

* Esta foto é do filósofo indiano Krishnamurti. O senhor com quem me encontrei me lembrava o filósofo.

 

5 Comentários on “Precisamos ficar velhos”

  1. Lucas Augusto Monteiro de Castro disse:

    Um viva para todos os “velhistas” deste mundo! Muito legal o texto!
    Abraços e muita força!

  2. Cristiane disse:

    Eduardo! Muito sensível o texto. Fiquei querendo compartilhar com meus jovens alunos!
    Um abraço
    Cristiane

  3. galeota disse:

    Olá, Eduardo. Estou retribuíndo a visita ao meu blog e espero contar sempre com os seus comentários. Seu texto é muito bom e de grande sensibilidade. Tinha uma tia que dizia que a velhice nos dá autoridade para dizermos sempre tudo o que pensamos, doa a quem doer. Não concordo muito com isso, mas…

  4. Marlla disse:

    Me lembro quando Tom Jobim disse: “a gente precisa ficar velho pra ser perdoado”. Tantos equívocos, desvios de rotas, compreensões erradas, atitudes que não levaram a nada… Foi isso o que ele quis dizer. Que a velhice é uma espécie de redenção. Sem achar que viver não valeu a pena.
    ….
    muito legal, deixei o tempo passar acompanhada dessa reflexão e envelheci um pouco mais em maturidade…


Deixe um comentário

