E a luz se fez

lampada

Outro dia conversando com um eletricista amigo meu ele me lembrou de uma cena divertida do filme “Dois filhos de Francisco”. Eu a tinha visto, porém, somente agora com sua observação é que me dei conta de sua beleza. Quando Zezé de Camargo e Luciano, ainda meninos, foram pra cidade para começarem a cantar, foram morar numa casa com luz elétrica. Maravilhados, eles acendiam e apagavam as luzes, caindo na gargalhada! Cada hora era um.

Em 1871, aos 31 anos, Thomas Edison colocou para si o desafio de transformar energia elétrica em luz. Foram necessárias milhares de tentativas para se descobrir o filamento ideal. Até que, enfim, a luz se fez! Num bulbo de vidro, um filamento aquecia-se com a passagem da corrente, até ficar incandescente, sem derreter, sublimar ou queimar. Em 1879 uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e foi acompanhada por seu inventor e por alguns admiradores que, mesmo com sono, olhavam-na com expectativa. (Esses primeiros artefatos não tinham o brilho que hoje têm).

Na central de bombeiros da Califórnia se encontra uma lâmpada que está acesa há 112 anos. Conhecida como Lâmpada Centenária, com 60 watts, ela funciona 24 horas por dia, operando com cerca de 4 watts de potência, segundo o site Imagens Históricas. A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum.

Um fato curioso é que a webcam instalada para acompanhar o inusitado objeto já foi trocada duas vezes, e está indo para a terceira.

Escrevo esse texto com o computador ligado na tomada e a luz acesa, pensando na contribuição de tantos homens que aqui deixaram seus inventos, fruto de sua inteligência e persistência.

http://www.youtube.com/watch?v=q8ostcSDGJs

Eduardo

05/06/13

Anúncios

2 Comentários on “E a luz se fez”

  1. Anderson disse:

    Bacana demais Edu!

  2. ronaldo disse:

    Legal Edu, abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s